Aqui vão algumas dicas para evitar acidentes com um filhote recém-chegado ao lar:
- Filhotes são muito fofos, mas precisam de cuidados especiais.
- Retire os tapetes, lixos, objetos de decoração pequenos, inseticidas, raticidas, produtos e utensílios de limpeza … tudo aquilo que seja potencialmente perigoso e esteja ao alcance do filhote.
- Deixe longe todos os medicamentos e alimentos não permitidos a ele. Remédios como Tylenol® podem causar dano fatal ao fígado.
- Jamais dê chocolate, ele ser mortal para seu cãozinho.
- Feche o acesso a espaços estreitos, como atrás da geladeira e do fogão, nos quais um filhote possa entalar.
- Afaste os fios elétricos do caminho.
- Guarde, pelo menos por algum tempo, todas as roupas, mobília de estimação ou aparelhos e objetos que não devem ser mordidos nem urinados.
- Isole as plantas da casa. Algumas são tóxicas e causam danos ao cão.
- Os pisos devem ser lisos e fáceis de limpar. Por exemplo, os de granito. Os rejuntes usados devem ser, de preferência, à base de epóxi, que não são porosos. Esqueça pisos de madeira natural, porque podem ser arranhados ou riscados com facilidade. Tapetes não são boas opções, porque acumulam pelos.
- Coloque protetor nos pés de mesas e cadeiras ou use acabamentos de inox ou de pedra. Os móveis estofados podem receber capas, que são fáceis de retirar e lavar.
- Deixe a ração longe dos produtos de limpeza. É melhor que seja em um armário separado ou em prateleiras altas e abertas. Separe também um lugar para os potes de comida e água.
- Impeça seu acesso a varandas, escadas, janelas baixas, piscinas, garagens … locais de alto risco, onde um único acidente pode ser fatal.
- Deixe as janelas sempre com tela de proteção.
- Escolha um ambiente limpo e tranquilo onde você possa deixá-lo a maior parte do tempo. Durante a fase de adaptação ele fará tudo nesse lugar: dormir, brincar, se alimentar e fazer suas necessidades. A área de serviço, o quarto de empregada e a cozinha são os locais mais indicados. Esse espaço deve ser determinado de acordo com o porte, a idade do filhote e a área livre disponível dos cômodos para ele.
Categories:Informações
Tags:casa, organização