Spitz Alemão

Spitz Alemão
Março 6, 2012 AlexKB

HISTÓRIA DA RAÇA

A origem do Spitz Alemão é bastante longínqua e perde-se nos tempos. A teoria mais aceita é de que descendam dos primeiros cães a serem domesticados pelos homens, que estariam na origem de todas as demais raças caninas. Por essa condição, são classificados como ‘Cães de Tipo Primitivo’, por conservarem ainda, grande parte das características herdadas dos lobos, como o focinho pontiagudo, as orelhas eretas e viradas bem para frente da cabeça e a cauda comprida, pousada sobre o dorso.

Spitz lulu pomerania 1 (Copy)

O spitz alemão remonta da idade da pedra, a origem vem doTurfspitz (canis familiaris palustris)

Spitz lulu pomerania 2 (Copy)

Turfspitz

Spitz lulu pomerania 3 (Copy)

Muitas outras raças foram reproduzidas a partir delas. Nos países de língua não germânicas os wolfspitz são conhecidos como keeshonds e o Spitz anão como Pomerânia.
Wolfspitz

Spitz lulu pomerania 4 (Copy)

Pomerânia

Spitz lulu pomerania 5 (Copy)

No caso específico dos Spitz, conhecidos até a década de 90 como Lulu ou Pomerânea (nome mantido ainda pelos criadores americanos e canadenses), especula-se que a raça tenha sido desenvolvida numa região de fronteira entre a atual Alemanha e a Polônia, conhecida por Pomerânia.

Spitz lulu pomerania 6 (Copy)
A raça veio originalmente de lá, presumivelmente derivado de um Spitz.

Sua expansão pelo mundo ocidental deveu-se principalmente ao fato de terem caído nas graças da realeza britânica. Os primeiros cães da raça chegaram à Inglaterra na bagagem da rainha Charlotte, esposa do rei George III. Ela importou um casal da Inglaterra em 1767. Lhes deu nome de Phoebe e Mercúrio.
Ela gostou tanto da raça que mandou pintar vários quadros e, essas pinturas podem ser vistas em vários locais em Londres. Nestas pinturas está claro que o Pomerânia era substancialmente maior que a variedade moderna – pesando. talvez 12 quilos comparados ao moderno de 2.5 quilos em média.

Spitz lulu pomerania 7 (Copy)

O envolvimento de Rainha Victoria foi de grande importância para o desenvolvimento da raça.
Embora ela fosse neta de Charlotte, ela parece não ter encontrado com estes cães até 1888 quando viajava pela Itália. Ela obteve vários cães em Florença, e desenvolveu uma afinidade particular com a raça. Seu cãozinho favorito, o Turi estava ao seu lado quando morreu.
O interesse da Rainha Victoria teve um impacto pela evolução de cães menores – o Pomerânia dela pesava aproximadamente 6 quilos.

Spitz lulu pomerania 8 (Copy)

Spitz lulu pomerania 9 (Copy)

   Princesa Frederica já com um exemplar bem menor da raça.

Spitz lulu pomerania 10 (Copy)

      Goia – Circa -1810
O Kennel Clube da Inglaterra reconheceu a raça em 1870 mas até 1900 havia relativamente poucos exemplares competindo nas exposições.
Seu aspecto de pelúcia, a variedade de cores e tamanhos (a raça comporta 5 tamanhos diferentes), além de seu temperamento afetuoso garantiu que o Pomerânea logo conquistasse um lugar de destaque nas cortes européias.
E não à toa, diversas personalidades de renome em diversas épocas mantinham seus pequenos Lulus, entre eles, Michelangelo (1475-1564), cujo cão o acompanhava durante o trabalho de pintura da capela Sistina, Mozart (1756-1791) tinha uma fêmea chamada Pimperl a quem chegou a dedicar uma ária, no que mais tarde seria seguido por Chopin (1810-1849), que dedicou a valsa “Valse des Petits Chiens” à sua cadelinha da raça.
Nos Estados Unidos o Pomerânia foi reconhecido como raça independente em 1888.(O primeiro Pomerânia registrado pelo Kennel Clube americano (AKC) tinha o nome de Dick )

Spitz lulu pomerania 11 (Copy)
Seu nome em diferentes regiões
Lulu é apelido da raça na França e no Brasil.
Pomerânia é o nome que americanos e canadenses usam e que em seus padrões deve ter de 1,3 a 3,1 quilos. Como a nossa criação se baseava na americana até 1986, muitos estão mais familiarizados com tal nome.
Spitz Alemão é o nome da raça no País de origem, a Alemanha, e adotado pela Federação Cinológica Internacional, que rege mais de 70 países, inclusive a maior parte da criação brasileira.

Spitz lulu pomerania 12 (Copy)

PERSONALIDADE
Os Pomeranias são excelentes cães de companhia, muito dedicados aos seus donos. Alegres, dispostos, afetuoso, astuto, sagaz, vivíssimo. Os cães das variedades Pequeno e Anão são ideais para pequenos espaços e donos moderadamente sedentários, uma vez que se contentam com pequenos passeios. Os de tamanho maior (Spitz Alemão Médio, Grande e o Spiz-lobo) apesar do tamanho não exigem grandes níveis de atividade.
De maneira geral e cada um de acordo com o seu tamanho, são cães muito alertas e vigilantes e podem avisar seus donos de qualquer alteração latindo aos menores sinais. Na guarda do interior das casas torna-se insubstituível, pois é um cão atento e que adverte a tudo de estranho no ambiente.
Corajoso ao extremo, os Pomerânias defendem seu território sem restrições. Obediente, mas de personalidade forte, é companheiro fiel até a morte.
Seu pequeno tamanho, temperamento dócil e espírito ativo, além da sua robustez, levaram o Spitz a ser considerado ótimo companheiro. Preocupar-se com seu dono é uma das fortes características da raça, adaptando-se inclusive, à sua maneira de ser.
Os maiores são bastante resistentes e podem participar de atividades como caminhadas e cooper sem se cansar facilmente.

Com crianças – deve-se tomar alguns cuidados, especialmente visando resguardar os cães. Os Spitz Pequeno e Anão não devem conviver com crianças muito pequenas ou agitadas, que em suas brincadeiras mais atrapalhadas podem facilmente vir a machucá-los. Portanto, caso a idéia seja adquirir um Spitz em uma casa com crianças pequenas, a supervisão dos pais é fundamental.

Spitz lulu pomerania 13 (Copy)

 

Spitz lulu pomerania 14 (Copy)

Com estranhos – O Spitz logo de início se mostra defensor daquele ambiente latindo e mostrando que ele está ali e que é melhor não tentar nada contra os membros daquela casa, mas quando percebe que a pessoa foi aceita por toda a família, ele já se mostra de outra forma, pulando no colo, buscando brinquedos e fazendo muita festa.
Com outros cães e animais – Embora haja exceções, a política dos Poms é a da boa vizinhança, gostam da maioria dos animais domésticos, tendo uma vida tranquila com gatos, roedores, aves e outros pets. É uma raça que vive bem até mesmo com exemplares do mesmo sexo e de diferentes portes, gosta muito de brincar e correr, por isso, muitas vezes, prefere cães maiores, mais dispostos, que aguentam a velocidade desses pequeninos, que é muito grande. Mas, deve-se ter atenção redobrada, pois é um cão pequeno e mesmo sem querer pode acabar machucado pelo seu amigo grandão.

Spitz lulu pomerania 15 (Copy)
Com a família – O Spitz adora estar perto dos membros da casa e faz festa para todos, porém muitas vezes escolhe um dono em particular, e é este que será seguido pelos cômodos, e de vez em quando convidado para uma brincadeira ou apenas para um cafuné. Apesar de gostar de atenção, o Spitz não é um cão carente que exige demonstrações de carinho e afeto constantes. Para ele basta uma atenção de poucas horas do seu dia para uma brincadeira, que ele já se sente satisfeito, sendo uma ótima companhia para donos que precisam se ausentar parte do dia.

Destrutividade – O Spitz não é um cão destruidor, até mesmo os filhotes não costumam destruir muito. Claro que podem pegar uma meia ou algo do gênero, mas não é nada difícil de corrigir, basta mostrá-lo o que pode e o que não pode que ele aprenderá com facilidade. Nesta fase alguns brinquedos e ossinhos que ajudem com os dentinhos são de grande valia, pois ele aprende a diferenciar o que é dele, que poderá ser mordido e até mesmo destruído e o que é dos donos, que não pode ser mexido.

Inteligência – O Spitz é um cão muito expressivo. Demonstra com clareza o que deseja, conseguimos ver nos rostinhos deles o que sentem ou desejam, e quando não conseguimos, eles mostram, costumam latir para mostrar que a vasilha de água precisa ser reabastecida, que a hora de comer chegou, ou que precisa sair para fazer suas necessidades. Os Pomerânias adoram ver sua coleira ou a bolsinha de passeio na mão de seu dono, pois passear é uma de suas atividades preferidas.
Os Spitz estão classificados separadamente no ranking de inteligência elaborado por Stanley Coren em seu livro ‘A Inteligência dos Cães’: os Spitz Alemão Pequeno e Anão estão na 23a posição entre as 135 raças pesquisadas, enquanto que o Spitz-lobo (ou Keeshound) ocupa a 16a posição. Os Spitz Médio e Grande não constam da relação.

Obediência – Este é um ponto surpreendente do Spitz, pois não é um cão de se fingir de surdo e sabe muito bem que as ordens de seu dono devem ser obedecidas. São cães excelentes para serem adestrados e já entendem que estão errados só pela forma de olhar, tendo facilidade de aprender tanto as regras de adestramento básico como as da boa convivência.
Grau de atividade – Muito ativos. No caso de haver outros cães em casa brincarão com eles o dia inteiro, e caso não haja, vão se divertir sozinhos. Adoram brincar de bolinhas, pega-pega e às vezes pedem um pouco da participação do dono em suas brincadeiras. O ideal é que sejam disponibilizados brinquedos e ossinhos variados para que o Spitz possa gastar sua energia brincando com o que é permitido e não com os objetos e móveis da casa.

 

CARACTERÍSTICAS E CUIDADOS ESSENCIAIS
Bom aprumo, colocação correta da cauda (inserção alta), orelhas retas, sempre alertas, pelagem abundante que sugere um leão, são características físicas encantadoras da raça. Deve ser um cão curto e compacto. Cabeça é fundamental para a beleza de um Spitz, que deve ter alguma coisa de raposa, larga na parte de trás da mandíbula, focinho delicado com um curto comprimento. O pêlo da face e da cabeça tem que ser curto, cheio e lustroso. Os olhos escuros e ligeiramente amendoados devem apresentar um brilho cheio de personalidade.
A cauda deve ser felpuda, coberta com pêlos longos que se espalham sobre o dorso. A pelagem tem duas camadas: o sub pêlo (que tem um aspecto de uma penugem – lã – e se espalha proporcionalmente por todo o corpo) e o sobre pêlo (que é longo, liso e brilhante).
Para manter a beleza de um Spitz Alemão basta uma escovação semanal e banhos mensais com produtos de primeira linha. O Spitz é um cão muito higiênico e às vezes mesmo estando um tanto “sujinhos” não apresentam cheiro forte.

A raça, além de muito higiênica também é muito resistente e com poucas visitas ao veterinário durante sua vida. No entanto podem apresentar:
Tártaro – Os dentes devem ser escovados semanalmente com produtos próprios para este fim, que ajudam na prevenção. No caso do problema já existir, será necessário o auxílio do veterinário para fazer a limpeza.

Spitz lulu pomerania 16 (Copy)

Dentição dupla – Há possibilidade de alguns dentes de leite não caírem quando os permanentes nascerem. Com cerca de 1 ano, caso isso ocorra, faz-se necessário o auxílio de um médico veterinário para fazer as extrações de forma apropriada.
Seborréia – A Seborréia é caracterizada por esfoliações da pele, similares a uma caspinha. Banhos semanais com shampoo próprio para Seborréia (Ex. Selsun Ouro) são de grande valia e resolvem o problema. Havendo persistência dos sintomas, será necessário o auxílio de um médico veterinário especializado em dermatologia, pois pode ser algo mais sério que uma seborréia.
LIMPEZA E HIGIENE
O Planeta dos filhotes só utiliza Shampoo Neutro nos banhos dos Pomerânias e recomenda a todos que façam o mesmo. É importante que o shampoo seja de uma marca de confiança do ramo “pet”.

O Spitz é um cachorro que não pede o uso de condicionador e derivados, o que pode até descaracterizar a pelagem de um “ursinho”. Só recomendamos esse uso no caso do pêlo estar muito ressecado, necessitando de uma hidratação.

Spitz lulu pomerania 17 (Copy)

* Filhotes com menos de 2 meses não devem tomar banho, mas caso esteja “sujinho”, recomendamos um banho a seco, no qual se aplica talco infantil no pêlo e escova-se para retirar os resíduos. É importante não passar o talco na região ventral do cão, evitando assim, processos irritativos.
* Em todo banho deve-se tomar cuidado com os ouvidos para que não entre água neles, após o banho deve-se retirar a sujeira com um “cotonete”, tomando cuidado com os tímpanos do cãozinho.
* O banho só deve ser dado com os pêlos desembaraçados, e de preferência mensalmente, porém havendo necessidade pode-se reduzir a distância entre os banhos.
Como pentear seu Spitz
Nessa fotinho mostro o sentido em que o spitz deve ser escovado!
Lembre-se usar pente ou escova com bolinhas nos pinos (que podem ser de madeira, plastico ou ferro).
Tanto o pelo como a pele dos spitz são super sensíveis e a escovação deve ser feita de modo carinhoso para que ele aprenda a gostar desse momento com o dono. Nunca use a força ou faça de má vontade para não quebrar os pelos, não machucar seu amigo e não deixá-lo assustado ou traumatizado com a escovação.

Spitz lulu pomerania 18 (Copy)

* Não se banha um cão após a vacinação. É importante aguardar pelo menos uma semana.
Padrão oficial CBKC da raça.
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA

Spitz lulu pomerania 19 (Copy)
Filiada à Fédération Cynologique Internationale
TRADUÇÃO: Suzanne Blum / REVISÃO: Claudio Nazaretian Rossi
PAÍS DE ORIGEM: Alemanha
DATA DE PUBLICAÇÃO DO PADRÃO OFICIAL VÁLIDO: 17/01/2013
UTILIZAÇÃO: Cão de guarda e companhia
CLASSIFICAÇÃO F.C.I.:
Grupo 5 – Spitz e Tipos Primitivos
Seção 4 – Spitz Europeus
Sem prova de trabalho

BREVE RESUMO HISTÓRICO: os Spitz Alemães são descendentes dos cães
da Idade da Pedra: << Peat dogs >> (Torfhund) << Canis familiaris palustris Rüthimeyer>>
e mais tarde o Lake Dweller’s (Pfahlbau) Spitz; são as raças de cães mais antigas da
Europa Central. Muitas outras raças foram criadas a partir delas. Nos países de
línguas não germânicas os “Wolfsspitz” são conhecidos como Keeshonds e os Spitz
Anão como Pomerânia.
APARÊNCIA GERAL: os Spitz cativam pela beleza de sua pelagem, feita para
ficar externamente ao abundante subpelo. Particularmente impressionante é o forte
tipo de juba ao redor do pescoço (“rufo”) e a espessa cauda atrevidamente portada
sobre o dorso. A cabeça de raposa com olhos alertas e as pequenas orelhas pontudas,
inseridas próximas uma da outra, dão ao Spitz sua característica única, uma aparência
atrevida.
PROPORÇÕES IMPORTANTES: a relação entre a altura na cernelha e o
comprimento do corpo é de 1:1.
COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: o Spitz Alemão está sempre atento,
esperto e é excepcionalmente devotado ao seu dono. É muito dócil e fácil de ser
treinado. Sua desconfiança com estranhos e sua ausência de instinto de caça fazem
dele um cão de guarda ideal para casas e fazendas. Ele não é nem tímido nem agressivo.
Indiferente às intempéries, robustez e longevidade são seus atributos mais importantes.
CABEÇA
REGIÃO CRANIANA: cabeça de tamanho médio; vista de cima parece mais larga
em sua parte posterior e diminui, em forma de cunha, até a ponta da trufa.
Stop: moderado a marcado, nunca abrupto.
REGIÃO FACIAL
Trufa: redonda, pequena e de cor preto puro; marrom escuro em Spitz marrons.
Focinho: não muito longo e harmoniosamente proporcionado ao crânio. (No
Wolfspitz/Keeshond – Spitz Lobo, Spitz Grande e Spitz de tamanho Médio a relação
entre o comprimento do focinho e o do crânio é de aproximadamente 2:3; no Spitz
pequeno e no Spitz anão é de aproximadamente 2:4).
Lábios: não são exagerados, bem aderentes ao maxilar e não formam nenhuma ruga
nos cantos da boca (comissuras labiais). São completamente pretos nos Spitz de
todas as cores; marrons nos Spitz marrons.
Maxilares / Dentes: os maxilares são normalmente desenvolvidos e mostram uma
completa mordedura em tesoura, com 42 dentes, correspondendo à fórmula dentária
do cão, isto é, os dentes (incisivos) superiores se fecham ajustados aos dentes
(incisivos) inferiores e estão ortogonalmente inseridos nos maxilares. Nos Spitz
miniatura e anão (Pomerânia), a falta de alguns pré-molares é tolerada. Mordedura em
torquês é permitida em todas as variedades de Spitz Alemão.
Bochechas: são delicadamente arredondadas, sem serem protuberantes.
Olhos: são de tamanho médio, de forma alongada, ligeiramente oblíquos e escuros.
As pálpebras são pretas em todas as tonalidades de cores; marrom escuras nos Spitz
marrons.
Orelhas: as pequenas orelhas são inseridas altas e relativamente próximas entre si,
triangulares e pontudas; elas são sempre portadas eretas, rígidas nas pontas.
PESCOÇO:

de comprimento médio, é largo na inserção entre os ombros; ligeiramente
arqueado, sem barbelas e coberto por uma pelagem espessa e profusa que forma
uma grande juba.
TRONCO
Linha superior: começa na ponta das orelhas, portadas eretas, e funde-se numa suave
curva com o dorso, que é curto e reto. A cauda espessa, vasta e que cobre parcialmente
o dorso arredonda a silhueta.
Cernelha / Dorso: a cernelha alta desce imperceptivelmente para o dorso o mais curto
possível, reto e firme.
Lombo: curto, largo e forte.
Garupa: é larga e curta, sem ser caída.
Peito: profundo e bem arqueado; o antepeito bem desenvolvido.
Linha inferior: a caixa torácica alcança o mais profundo possível; o ventre tem somente
um ligeiro esgalgamento.
CAUDA: inserida alta e de tamanho médio. Projeta-se para cima e curva-se para a
frente sobre o dorso; reta desde a raiz. Coloca-se firmemente sobre o dorso e é
coberta por uma pelagem bem espessa. Uma curva dupla na ponta da cauda é
tolerada.
MEMBROS
ANTERIORES
Aparência geral: retos, com a frente mais larga.
Ombros: a escápula é longa e bem colocada para trás. O ombro é bem musculoso e
firmemente conectados ao tórax.
Braços: o braço é aproximadamente do mesmo comprimento da escápula; forma um
ângulo de 90° com ela.
Cotovelos: articulação do cotovelo é forte, adequadamente ajustados ao tórax e não
virando nem para dentro nem para fora.
Antebraços: de comprimento médio em relação ao corpo; fortes e completamente
retos. A parte de trás do antebraço é bem franjada.
Metacarpos: fortes, de comprimento médio e formam com o antebraço um ângulo de
20° com a vertical.
Patas: tão pequenas quanto possíveis, redondas e fechadas, chamadas “pés de gato”
com dedos bem arqueados. As unhas dos pés e as e almofadas (coxins) são pretas
em todas as variedades de cores, mas marrom escuro nos cães marrons.
POSTERIORES
Aparência geral: os posteriores são muito musculosos e abundantemente franjados
até os jarretes. As pernas posteriores são retas e paralelas.
Coxas e Pernas: são aproximadamente do mesmo tamanho.
Joelhos: de articulação forte, com uma angulação somente moderada; em movimento,
não viram nem para dentro nem para fora.
Metatarsos (Jarretes): de comprimento médio, muito fortes e verticais ao solo.
Patas: tão pequenas quanto possíveis, bem fechadas com dedos bem arqueados,
chamadas “pés de gato”. As almofadas (coxins) são resistentes. A cor das unhas e
das almofadas é tão escura quanto possível.
MOVIMENTAÇÃO:

o Spitz Alemão se move reto para frente, com boa propulsão,
fluente e elástica.

PELE:

a pele cobre o corpo firmemente, sem nenhuma ruga.

PELAGEM

Pelo: o Spitz Alemão tem uma pelagem dupla: o pelo externo é longo, reto e separado;
o subpelo é curto, grosso e lanoso. Cabeça, orelhas, parte da frente dos membros
anteriores e posteriores e as patas são cobertas por pelos curtos e espessos
(aveludados). O resto do corpo tem uma longa e rica pelagem. Não ondulada, crespa
ou encordoada e nem repartida no dorso. Pescoço e ombros são cobertos por uma
abundante juba. A parte posterior dos membros anteriores é bem franjada, as pernas
posteriores têm franjas abundantes da garupa até o jarrete. A cauda é espessa.

 

COR

Spitz lulu pomerania 20 (Copy)

Wolfspitz / Keeshond (Spitz Lobo): Cinza sombreado.

Spitz lulu pomerania 21 (Copy)

Spitz grande: Preto, marrom e branco.

Spitz lulu pomerania 23 (Copy)

Spitz médio: Preto, marrom, branco, laranja, cinza sombreado, outras cores.

Spitz lulu pomerania 24 (Copy)

Spitz pequeno: Preto, marrom, branco, laranja, cinza sombreado, outras cores.

Spitz lulu pomerania 25 (Copy)

Spitz lulu pomerania 26 (Copy)

e) Spitz anão (Pomerânia): Preto, marrom, branco, laranja, cinza prateado, outras
cores.

Spitz lulu pomerania 27 (Copy)

 

AREIA/CREME


Spitz lulu pomerania 28 (Copy)

É um laranja bem claro que pode ir até quase o branco. Se o spitz tiver qualquer pedacinho que seja amarelado ele é areia e não branco.
BRANCO

Spitz lulu pomerania 29 (Copy)
Deve ser inteiro branco. Não pode ter uma única mancha de outra cor. É muito difícil ter filhotes brancos se ambos os pais não forem desta cor. É comum venderem filhotes areia bem claros como spitz branco.

CHOCOLATE/MARROM
Deve ser inteiramente marrom. Alguns ficam com algumas manchas chocolate mais escuro ou mais claro. Nessa cor as pálpebras e a boca devem ser marrons.

Spitz lulu pomerania 30 (Copy)

CINZA
A cor é conhecida como cinza lobo em referência ao spitz lobo. Uma mistura de tons de cinza que vão do muito claro ou muito escuro. Geralmente os cães desta cor possuem o focinho escuro, quase negro. Alguns possuem manchas areia bem suaves nas patas e no rosto, mas é preferível que ele não as tenha.

Spitz lulu pomerania 31 (Copy)

LARANJA

Spitz lulu pomerania 32 (Copy)
É a cor mais comum de spitz alemão e tem inúmeras variações do tom. Ele deve ser inteiro em tons de laranja. Alguns ficam com a cauda, babador e focinho claros (areia), outros ficam com o focinho escuro.

LARANJA SABLE

Spitz lulu pomerania 34 (Copy)

O laranja sable é uma cor muito bonita e quase não divulgada. É um spitz laranja onde os pelos começam laranja mas terminam escuros, quase negros. Nada mais é que um laranja com as extremidades do pelo escuras e que geralmente fica com uma manta negra sobre as costas. É comum os cães sable terem o focinho escuro também. Esta cor só é confirmada quando o cão atinge o auge da pelagem.

LARANJA VERMELHO

Spitz lulu pomerania 35 (Copy)

Um spitz laranja bem escuro que não possui cauda, babador ou focinho nem claros nem escuros. O cão é inteiro do mesmo tom de laranja forte, quase vermelho.

PRETO

Spitz lulu pomerania 36 (Copy)
Deve ser todo negro, mas é aceitável que tenha uma manchinha branca no meio do peito.

BLACK AND TAN

Spitz lulu pomerania 37 (Copy)
Esta coloração existe em diversas raças como o pincher, doberman, rottweiler… Onde o cão fica todo negro com marcas caramelo sobre os olhos, na boca/pescoço, peito/barriga, bumbum e patas. Alguns possuem muito caramelo e outros quase nada.

CHOCOLATE AND TAN

Spitz lulu pomerania 38 (Copy)

Esta coloração existe em diversas raças como o pincher, doberman… Onde o cão fica todo marrom/chocolate com marcas caramelo sobre os olhos, na boca/pescoço, peito/barriga, bumbum e patas. Nessa cor as pálpebras e a boca devem ser marrons. Alguns possuem muito caramelo e outros quase não tem.

Particolor (tendo o branco como cor dominante). As marcas
pretas, marrons, cinzas ou laranjas devem ser distribuídas sobre o corpo inteiro.

Spitz lulu pomerania 39 (Copy)

Spitz lulu pomerania 40 (Copy)

Spitz lulu pomerania 41 (Copy)
TAMANHO / PESO
Altura na cernelha: a) Wolfspitz / Keeshond (Spitz Lobo): 49 cm +/- 6 cm.
b) Spitz Grande: 46 cm +/- 4 cm.
c) Spitz Médio: 34 cm +/- 4 cm.
d) Spitz Pequeno: 26 cm +/- 3 cm.
e) Spitz Anão / Pomerânia: 20 cm +/- 2 cm.
(Cães abaixo de 18 cm são indesejáveis.)
Peso: cada variedade de Spitz Alemão deverá ter um peso de acordo com seu tamanho.
FALTAS:

Qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como
falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem
estar do cão.
FALTAS GRAVES
• Faltas na estrutura.
• Cabeça muito plana; distinta cabeça de maçã.
• Trufa, pálpebras e lábios cor de carne.
• Ausência de dentes no Wolfspitz/Keeshond (Spitz Lobo), Spitz Grande e Spitz
de tamanho Médio.
• Faltas na movimentação.
• Nos Spitz sombreados de cinza, falta das marcas características da face.
FALTAS ELIMINATÓRIAS
• Agressividade ou timidez excessiva.
• Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento
deve ser desqualificado.
• Fontanela (moleira) aberta.
• Prognatismo superior ou inferior.
• Entrópio ou ectrópio.
• Orelhas semi-eretas.
• Manchas brancas definitivas em todos os Spitz não brancos.
• Qualquer cor que tenha o fator merle.

Spitz lulu pomerania 42 (Copy)

NOTA: Os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escro:tal.

Aspectos anatomicos

Spitz lulu pomerania 43 (Copy)

Spitz lulu pomerania 44 (Copy)

Spitz lulu pomerania 45 (Copy)

Spitz revistas

 

Spitz lulu pomerania 46 (Copy)

Spitz lulu pomerania 47 (Copy) Spitz lulu pomerania 48 (Copy)

 

Spitz com famosos

Paris Hilton

Spitz lulu pomerania 50 (Copy)

Sylvester Stallone

Spitz lulu pomerania 51 (Copy)

Alec Baldwin

Spitz lulu pomerania 53 (Copy)

Ana Hickman

Spitz lulu pomerania 54 (Copy)

Celso Zucatelli

Spitz lulu pomerania 55 (Copy)

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*