Shih Tzu

Shih Tzu
Fevereiro 15, 2012 AlexKB

 

SHIH-TZU

 

HISTÓRIA DA RAÇA

 

Existe uma lenda que define o ShihTzu como sendo o símbolo do amor impossível entre uma princesa chinesa e um mongol (povo predominante no Tibet).

SHIH TZU1 (Copy)

Segundo essa lenda, diante da impossibilidade de realizarem o casamento, o casal resolveu cruzar um legítimo representante da China (o Pequinês)

SHIH TZU 2 (Copy)

com um de Lhasa (capital do Tibet),

SHIH TZU 3 (Copy)

Da união das raças surgiu o ShihTzu, simbolizando tudo o que há de melhor nas duas culturas e o amor entre os dois povos.

SHIH TZU 4 (Copy)

O nome da raça provém do mandarim, dialeto chinês bastante antigo, e significa cão leão. Acredita-se que os primeiros exemplares da raça tenham sido presentes do Dalai Lama Tibetano ao imperador da China por volta de 1640. No entanto não se tem certeza, realmente, de quais raças contribuíram para seu desenvolvimento em solo chinês uma vez que eram criados praticamente isolados no palácio real.

SHIH TZU 5 (Copy)

O desenvolvimento da raça é em grande parte devido ao amor de uma das imperatrizes chinesas (Tsé-hi), que durante toda a vida sempre foi cercada por seus cães. Segundo historiadores da raça, os cães da imperatriz eram mantidos num imenso pavilhão de mármore, cercado por cuidados extremos e tendo à disposição uma legião de eunucos, cuja obrigação era zelar pelo seu bem estar.

SHIH TZU 6 (Copy)

Foi a partir de 1928 que os ShihTzus passaram a fazer parte das ricas casas das famílias abastadas da China e de algumas poucas famílias no ocidente. Nesta época, no entanto, não havia um único nome para a raça. Eram chamados de LhasaTerrier, Tibetan Poodle ou Caniche Tibetano, LhasaDog e até Cão-crisântemo, o que gerou inúmeras confusões entre os criadores e historiadores, uma vez que eram frequentemente confundidos com o LhasaApso. Esta confusão só foi solucionada em 1934, quando a TibatanBreedAssociation definiu claramente as diferenças entre ambos: o LhasaApsodeveriam ser mais compridos e com a cana nasal mais longa do que os ShihTzus.

SHIH TZU 7 (Copy)

Na Inglaterra:

A raça começou a ser conhecida na Inglaterra, quando a Rainha Maud da Noruega, presenteou a Duquesa de York, que depois veio a ser Rainha, a recente falecida Rainha Mãe, com um dos primeiros filhotes nascidos na Escandinávia. Ele recebeu o nome de ChooChoo, e foi um dos cães da Princesa Elizabeth, atual Rainha da Inglaterra.

O Kennel Club da Inglaterra, foi o primeiro a reconhecer a raça, em 1934.

SHIH TZU 8 (Copy)

Na América:

Apesar de tanta restrição quanto a saída destes cãezinhos da China, alguns exemplares se deram muito bem na Europa, e de lá foram levados pelos soldados após a II Guerra Mundial para os Estados Unidos. Mais de vinte anos depois o Shih-Tzu foi reconhecido como raça pelo American Kennel Club, entrando no grupo dos Toys. Atualmente é uma das raças mais conhecidas deste grupo, e sua elegância faz com que ele tenha admiradores pelo mundo todo.

A raça foi trazida para o brasil pelo criador Denis Duveen por volta de l966.

SHIH TZU 9 (Copy)

 

shih tzu americano (Copy)

 

tipos de shih tzu (Copy)

No Brasil:

Atualmente, é uma das raças de companhia mais conhecidas entre os brasileiros. Sua elegância faz com que ele tenha admiradores pelo mundo todo.

O Shih-Tzu a cada dia vem ganhando popularidade, chegando a ser a segunda raça mais registrada no Japão em 1998 e, no Brasil, segunda a SOBRACI, Sociedade Brasileira de Cinofilia Independente, esse número cresce dia pós dia.

O Shih-Tzu é sem dúvida o mais bonito entre os cães de companhia. Sua aparência elegante e sua pelagem longa são atrativos primordiais

Seu ponto forte é o temperamento que, além de ser calmo e brincalhão, é conhecidíssimo por adorar colo.

SHIH TZU 10 (Copy)

Cores do ShihTzu

A cor de um Shih-Tzu muda conforme ele cresce, é muito difícil de se prever exatamente qual será sua côr definitiva, mas todas as cores são aceitas.

As cores são determinadas por vários genes que controlam a combinação de cores.

Os Shih-tzus podem ser classificados conforme o pigmento da pele, e não somente pela côr da pelagem .

Uma maneira fácil é verificar a côr do pigmento da pele através da trufa (nariz).

As alíneas (contorno dos olhos, nariz e lábios) são da côr fígado (nos exemplares fígado ou chocolate), As alíneas (contorno dos olhos, nariz e lábios) são da côr Azul meio acinzentado -côr de berinjela (nos exemplares Azuis) As alíneas (contorno dos olhos, nariz e lábios) são Pretos (em todas as outras cores, incluindo dourado, preto, brindle e vermelho).

Quanto à coloração da pelagem, podem ser: Particolores, Tricolores ou sólidos.

Dentre os particolores (mais de uma cor) são altamente desejáveis as manchinhas brancas na testa e na ponta da cauda, fornecendo boa sorte ao seu proprietário durante todo o ano. Você pode ver muitos desses traços sobre o Parti ShihTzus, especialmente.

Somente nos exemplares da cor fígado ou chocolate são aceitos que os olhos e as trufas (nariz) sejam claros!

Os cães sólidos podem apresentar uma cor branca no peito, patas, barriga e alguns poucos traços de branco.

•             Branco e Azul:

O cão normalmente tem uma mancha azul que o diferencia do creme. O contorno dos olhos, nariz e lábios são azul-acinzentados. Apresentam olhos cinza claro.

SHIH TZU 11 (Copy)

 

•             Branco e dourado

É a segunda coloração mais comum. O contorno dos olhos, nariz e lábios são pretos. Podem apresentar vários tons, creme, claro e escuro.

SHIH TZU 12 (Copy) 

•             Branco e caramelo

O contorno dos olhos, nariz e lábios são caramelo. A cor do caramelo pode variar do escuro (que parece chocolate) ao claro ( que parece creme).

SHIH TZU 13 (Copy)

 

•             Branco e prata

Tem o contorno dos olhos, nariz e lábios preto. A pelagem é prata, acinzentada com branco.

SHIH TZU 14 (Copy)

 

•           SHIH TZU 15 (Copy)

O contorno dos olhos, nariz e lábios são pretos.  Brindle é uma mistura de cores, normalmente chocolate e preto e dourado e preto.

 

•             Dourado sólido e Dourado máscara negra

O contorno dos olhos, nariz e boca são pretos. Podem apresentar vários tons dourados,creme, claro e escuro.

SHIH TZU 16 (Copy)

 

•             Chocolate

O que determina que o cão seja chocolate são o contorno dos olhos, boca e nariz chocolates. Temos cores mais escuras e mais claras.

SHIH TZU 17 (Copy)

 

•             Preto e branco

O contorno dos olhos, nariz e boca são pretos.

SHIH TZU 18 (Copy)

 

•             Preto

O contorno dos olhos, nariz e boca são pretos.

SHIH TZU 19 (Copy)

 

•             Dourado (vermelho) e branco

O contorno dos olhos, nariz e boca são pretos. Tendo tons de dourado mais claros e mais escuros.

SHIH TZU 20 (Copy)

 

•             Dourado (vermelho)

O contorno dos olhos, nariz e boca são pretos. A maior parte dos dourados terá uma máscara negra.

SHIH TZU 21 (Copy)

Comportamento do ShihTzu em relação a:

 

•             Com animais da mesma raça

Os Shihtzu são dóceis e companheiros, estando muito bem com outros cãezinhos da mesma raça

SHIH TZU 22 (Copy)

 

•             Com animais de outra raça

Por serem cãezinhos muito carinhosos e dóceis, se dão muito bem com cães de outra raça, inclusive com gatos.

SHIH TZU 23 (Copy)

 

•             com seres humanos

Como todos os cães, este também tem uma razão de ser: Ele simplesmente quer amar e ser amado. Não espere sair para caçar, correr ou fazer exercícios vigorosos com seu cão se ele for um Shih-Tzu.  É claro que quando você voltar ele estará lá, lindo e contente, esperando com muita festinha.

SHIH TZU 24 (Copy)

 

•             Com crianças

Uma das características mais marcantes do Shih-Tzu é sua personalidade. Muito amigável, sem sinais de agressividade, ótima companhia para crianças e outros cães. São conhecidos também por adorar brincar e fazer travessuras pela casa, ao mesmo tempo em que podem permanecer sentados, apenas olhando intensamente pro dono esperando um chamado para um afago gostoso.

SHIH TZU 25 (Copy)

•             Com estranhos

Ele é sociável até mesmo com estranhos, recebendo bem as visitas depois de descobrir que são amigos. Essa é uma das razões que o tornou popular, fazer amigos por onde passa.

 

SHIH TZU 26 (Copy)

•             No dia a dia

É uma raça que adora aprender coisas novas, mas se você prefere não ensinar nada e torná-lo um cãozinho mimado, tudo bem, ele assim o será. Neste caso as consequências são previsíveis: Você terá um cachorrinho que vai querer viver no colo e ter atenção total. Mas em compensação, se você quiser trabalhar com ele, terá uma grata surpresa ao ver como este camaradinha responde bem ao treinamento. É um cão ativo e alerta, mas não gosta de ambientes muito barulhentos. É relativamente fácil conviver com um Shih-Tzu, pois se você quiser brincar, ele brinca. Se você for descansar, trabalhar ou tiver que deixá-lo sozinho, é só deixar vários brinquedos interessantes que ele se vira bem.

SHIH TZU 27 (Copy)

 

•             Locais pequenos

Adapta-se bem a locais pequenos como apartamento, não gosta de ficar em locais que sejam longe dos donos, sua principal função é de companhia, que ele executa de forma brilhante.

SHIH TZU 28 (Copy)

 

•             Exercícios

Necessita de pouco exercício, mas adora dar umas voltinhas para passear, alguns adoram passear de carro.

SHIH TZU 29 (Copy)

 

•             Agressividade

Devido ao seu temperamento calmo e extremamente carinhoso é raro ver um shihtzu atacar alguém. Normalmente quando se sente ameaçado, corre para um lugar que se sinta seguro, que geralmente é embaixo de algum móvel.

SHIH TZU 30 (Copy)

 

•             Latir

O shih- tzu quando é criado sem outros cães pouco se ouve o latido dele, o maior problema é quando existem outros cães na casa, eles resolvem “conversar” bastante.

SHIH TZU 31 (Copy)

 

•             Destruir móveis e objetos da casa

Desde que o shihtzu tenha seus brinquedos, dificilmente ele irá destruir a casa e as roupas,a única peça que o ShihTzu adora destruir é uma meia suja, não sei como explicar, mas eles adoram.

SHIH TZU 32 (Copy)

 

•             Obediência

O ShihTzu é um cão que aprende fácil a rotina do dia a dia, além de aprender facilmente o local correto para suas necessidades fisiológicas. Ele tem apenas uma leve dificuldade em aprender os comandos: “sentar” e “deitar”

34_420x320

 

•             Inteligencia

Observador e atento é do tipo que sabe onde os donos guardam brinquedos e petiscos. Só de vê-los se aproximando do local nota-se grande entusiasmo. Também resolvem com sucesso vários problemas. Há inúmeros casos onde aprendem a abrir portas e sinalizar suas necessidades.

SHIH TZU 34 (Copy)

 

PADRÃO

 

Anatomia

 SHIH TZU 35 (Copy)

Aparência Geral

O ShihTzu é muito ativo, vivo e alerta, com uma pelagem macia, comprida e dupla. O ShihTzu é altivo e um ótimo companheiro, fazendo jus a seus nobres antepassados, tem um porte bastante arrogante, pois anda com a cabeça bem alta e a cauda portada alegremente sobre o dorso. Embora exista uma variação de tamanho considerável, o ShihTzu deve ser compacto, sólido e com um bom peso. Apesar de ser um cão toy, o ShihTzu deve ser o objeto das mesmas exigências de estrutura estipulado para todas as raças, e qualquer desvio das características descritas no padrão deve ser penalizado. Faltas na estrutura, que são comuns em todas as raças, são tão indesejáveis no ShihTzu quanto em qualquer outra raça, independente se a falta está ou não especificada no padrão da raça.

SHIH TZU 36 (Copy)

Tamanho

A altura ideal na cernelha é de 23 até 27cm; mas não deve ultrapassar 28 cm nem ser inferior a 20cm. O peso de um cão adulto – de 5,4 a 6,8 não deve ultrapassar os 8,2kg nem ser inferior a 4 kg.

Esclarecimento:

Deve ser levado em consideração que a tipicidade e características da raça são mais importantes, independente se um cão em especial é maior ou menor de acordo com os ideais do padrão da raça.

Além disso, é importante ressaltar que uma pelagem densa e dupla deve fazer com que o cão aparente ser maior do que é realmente.

SHIH TZU 37 (Copy)

Proporção

O comprimento entre a cernelha e a base da cauda é um pouco maior do que a altura da cernelha. O ShihTzu nunca deve ser alto a ponto de ter pernas compridas, nem tão baixos a ponto de parecer baixinho.

Esclarecimento:

O ShihTzu deve ser um cão retangular e não um cão quadrado. Ao julgar se um cão está com proporções corretas, o juiz deve treinar os olhos para medir o comprimento com a cernelha até a cauda e compará-lo com a altura na cernelha. O cão correto será mais comprido do que a altura. No entanto, quando o comprimento total do ShihTzu é medido do peito até a anca, pode-se constatar que ele é um cão retangular. Uma cabeça e cauda portadas corretamente, e corpo com um comprimento suficiente também podem dar a aparência retangular do cão, que, ao juntar-se a uma movimentação suave e sem esforço irá resultar no porte e estilo distintos de um cão ideal.

SHIH TZU 38 (Copy)

Cabeça

Larga e redonda, aberta entre os olhos. Seu tamanho deve ser equilibrado com o tamanho geral do cão, sem ser grande demais nem pequena demais. Despentada, com pêlos caindo bem sobre os olhos. Boa barba e bigodes, pêlos crescendo acima da trufa dando um distinto efeito de crisântemo.

Esclarecimento:

Nenhuma parte em separado deve ter uma importância maior que a outra. As partes individuais da cabeça devem combinar para proporcionar uma expressão satisfatória.

SHIH TZU 39 (Copy)

Expressão:

Calorosa, meiga, olhos largos, amigável e confiável. Uma expressão, no geral, bem balanceada e agradável substitui a importância de cada parte isoladamente. Deve-se tomar muito cuidado ao examinar a expressão de um ShihTzu. É necessário que se observe além dos pêlos faciais para determinar se a expressão e a cabeça observadas são reais em vez de uma imagem criadas através das técnicas de grooming.

Esclarecimento:

O ShihTzu nunca deve ter uma expressão severa ou dura. Como é especificamente delineado no padrão, a cabeça deve ser examinada com a mão para determinar seu tamanho, formato e expressão real.

SHIH TZU 40 (Copy)

Olhos:

Grandes, escuros e redondos, mas não proeminentes, colocados bem separados. Os olhos devem demonstrar uma expressão cordial. Em cães fígado ou com manchas fígado, olhos mais claros são permitidos.

Esclarecimento:

O cão pode ter um pouco do branco dos olhos aparente, mais não pode aparecer a ponto de desmerecer a expressão calorosa e meiga do ShihTzu.

 

Orelhas:

Grandes, com longas franjas, e portadas pendentes; inseridas ligeiramente abaixo da coroa do crânio; tão cobertas de pêlos que se confundem com a pelagem do pescoço.

Esclarecimento:

As orelhas devem se harmonizar com a cabeça.

 

Crânio:

Redondo.

Esclarecimento:

O Crânio deve ser bem redondo ou em forma de arco. Nunca deve ser achatado. Deve haver uma boa quantidade da parte frontal do crânio entre e em frente aos olhos.

 

Stop:

Definido.

Esclarecimento:

O stop é a definição da parte que fica entre o crânio e o focinho e deve ser profundo. Não existe rugas como as que se vê no Pug ou Pequinês.

SHIH TZU 41 (Copy)

Focinho:

Quadrado, pequeno, sem rugas, com boa almofada, colocado um pouco abaixo da altura da borda do olho; nunca caído. Se possível, com aproximadamente, 2,5 cm (1 polegada) da ponta da trufa ao stop, embora o comprimento pode variar um pouco em relação ao tamanho geral do cão. A frente do focinho deve ser chata, lábio inferior e o queixo não devem ser projetados para frente e muito menos retraídos.

Trufa:

Larga e aberta.

Esclarecimento:

Deve ser notado que o ShihTzu é uma BrachCephalic com a tendência a ter trufas pinched. Desta maneira é muito importante que o ShihTzu tenha a trufa larga e aberta.

 

Pigmentação:

Trufa, lábios e borda dos olhos são pretos independente da cor da pelagem, à exceção dos cães com marcações fígado, que podem ter trufas fígado e olhos ligeiramente mais claros.

 

Dentes:

Nivelados ou apresentando ligeiro prognatismo inferior. A mandíbula é ampla e larga. A falta de um dente ou dentes um pouco desalinhados não devem ser severamente penalizados. Dentes e língua não devem aparecer quando a boca estiver fechada.

Esclarecimento:

Esta parte do padrão deve ser lida junto com a parte do focinho. Ao julgar se a mordida tem um prognatismo inferior, também é necessário observar o focinho de lado. Uma mordida com muito prognatismo inferior, quando vista de lado, não apresenta um focinho perpendicular como pedido no padrão. Ao se olhar o cão de lado, o focinho estiver inclinado, a mordida terá muito prognatismo inferior, independente da formação dos dentes. Se a mordida for nivelada ou com prognatismo superior, o focinho vai ficar comprido ou diminuir.

A mordida com prognatismo inferior ideal é aquela em que a parte da frente dos dentes superiores encaixam, ou quase encaixam, com a parte interna dos dentes inferiores. Geralmente, esta mordida é chamada de “tesoura reversa”.

A referência da “dentes faltando ou levemente desalinhados” não deve ser usado como uma desculpa para encorajar dentes pobremente alinhados. Deve-se sempre lembrar que o ShihTzu tem um dente com pouca raiz e pode perder um dente quando novo. A largura do maxilar é mais importante que uma dentição perfeita.

SHIH TZU 42 (Copy)

Pescoço e corpo

É de extrema importância que o cão seja equilibrado sem nenhuma característica exagerada.

 

Pescoço:

Bem proporcionado, agradavelmente arqueado. De comprimento suficientemente longo para portar a cabeça orgulhosamente e em equilíbrio com o comprimento e altura do cão.

Esclarecimento:

O pescoço deve estar em equilíbrio em um aspecto geral. Um pescoço muito longo ou um pescoço muito curto não são desejáveis porque os dois podem destruir o equilíbrio geral do ShihTzu.

 

Corpo:

Nivelado, forte e bem acoplado, sem cintura. Mais longo entre a cernelha e a raiz da cauda do que sua altura na cernelha. O ShihTzu tem um pouco mais de comprimento do que de altura.

Esclarecimento:

“Bem acoplado” se refere à parte do corpo entre a última costela e a pélvis. Quando visto de cima, o ShihTzu deve ter aproximadamente a mesma largura em volta da caixa toráxica até a traseira. Não tem “cintura”. O corpo é um conjunto firme e deve ser suavemente mais comprido que alto. O ShihTzu com o equilíbrio certo nunca deve ter pernas compridas nem curtas.

 

Peito:

Largo e profundo, não deve ser um peito em forma de barril. A caixa toráxica deve ir até abaixo do joelho em profundidade. A distância do joelho até a cernelha é um pouco maior do que a distância do joelho ao chão.

 

Garupa:

Achatada

SHIH TZU 43 (Copy)

Topline:

O topline deve ser nivelado.

Esclarecimento:

O topline deve ser nivelado, homogêneo e duro. Deve-se prestar uma atenção especial ao topline quando o cão está em movimento, porque o topline pode ser feito para aparentar nivelado enquanto o cão está parado ou posicionado em uma mesa para ser examinado. O topline deve ser nivelado quando o cão estiver em movimento.

SHIH TZU 44 (Copy)

Cauda:

Inserida alta, com muito pêlo, portada alegremente sobre o dorso. Sua altura é aproximadamente em nível com o crânio, dando um cortorno equilibrado. Uma cauda muito solta, muito dura, muito reta ou muito baixa é indesejável e deve ser penalizada de acordo com o grau de desvio do padrão.

Esclarecimento:

Um porte ou inserção imprópria da cauda irá subtrair o equilíbrio e outline desejado no ShihTzu. A cauda deve ser portada em uma leve curva sobre o dorso. A cauda não deve ser reta nem caída sobre as costas.

SHIH TZU 45 (Copy)

Anteriores

Ombros:

Bem angulados, bem colocados para trás, encaixando suavemente com o dorso.

Esclarecimento:

Os ombros não devem ser carregados (desenvolvimento excessivo dos músculos na parte de fora do Omoplata) ou retos a ponto de projetar-se do topline e atrapalhar a suave transição do pescoço, para os ombros, para a cernelha.

47_422x320

Pernas:

Tetas, com boa ossatura, musculosas, bem separadas e abaixo do peito, com cotovelos inseridos perto do peito, levando em consideração um peito largo e bem crescido.

Esclarecimento:

As pernas anteriores devem ser retas do cotovelo até o metacarpo. Os anteriores devem ter boa ossatura, ser musculosos, e bem separados para apoiar o peito largo e profundo. Os cotovelos nunca devem ser soltos ou para fora.

 

Metacarpo:

Forte e perpendicular.

Esclarecimento:

Deve haver certa flexibilidade nos metacarpos, o que contribuirá para facilitar a movimentação em trote.

Ergots:

Podem ser removidos.

 

Pés:

Firme, com boas almofadas, retas, com pelagem abundante.

Esclarecimento:

Os pés devem ter boas almofadas, ser denso, e as almofadas plantes devem ser resistentes. O pé não faz parte da perna e pode virar-se para fora levemente.

48_324x320

Posteriores

O ângulo dos posteriores deve estar balanceado com os anteriores.

49_443x320

Pernas:

Com boa ossatura, musculosas, retas quando vistas de trás, não muito próximas mas em linha com as pernas dianteiras.

Esclarecimento:

As pernas traseiras devem estar em proporção com as dianteiras tanto com relação à ossatura quanto à musculatura. O joelho deve ser bem virado afim de fornecer a angulação necessária para que as pernas traseiras fiquem equilibradas com as dianteiras.

 

Jarrete:

Perpendicular e baixo.

Esclarecimento:

O jarrete não deve ser longo e deve ser curto o bastante para prover o cão de um desejável movimento de traseira. O jarrete deve ser perpendicular ao chão quando o cão estiver em stay. Alguns ShihTzu tem luxações e jarretes “double-jointed” assim como uma tendência a ter tendões que seguram as juntas em lugares que as tornam fracas, fazendo com que elas façam um movimento em falso quando pressionadas. Isto é incorreto.

50_304x320

Ergots:

Quando existirem nas patas traseiras, são geralmente removidos.

 

Pés:

Firme, com boas almofadas, retas, com pelagem abundante.

Pelagem e trimming

 

Pelagem:

Luxuosa, dupla, densa, comprida e leve. Uma leve onda é admissível. O pêlo no topo da cabeça é amarrado.

Esclarecimento:

A pelagem nunca deve aparentar ser rala ou ser rala ao ser examinada. A pelagem interna do ShihTzu deve ser macia e densa, enquando a pelagem externa deve ser de alguma maneira mais dura e talvez ter um caimento mais reto que a pelagem interna. Uma pelagem simples é uma pelagem que não tem a desejável pelagem interior. O pêlo da cabeça é geralmente amarrado com o uso de borrachinhas e um laço. O padrão não é específico em como o pêlo deve ser amarrado ou com o que se deve amarrar. Portanto, um bom exame da estrutura da cabeça por baixo do pêlo é bastante crucial.

51_322x320

Penteando seu ShihTzu

Se a ideia é deixar seu ShihTzu com o pelo comprido, é importante saber que as escovações devem ser frequentes – todo dia ou dia sim, dia não! Se você não tiver essa rotina com seu cãozinho ShihTzu, irão ocorrer “nós” que serão difíceis de desfazer, sendo preciso até cortá-los.

 

Acostume seu bichinho desde bebê à essa rotina, que leva em média uns 20 minutos por dia, assim ele ficará tranquilo durante a escovação.  Existe a opção de tosa-filhote, onde os pelos ficam com uma altura de 5 a 10 cm, dá menos trabalho e podem espaçar o intervalo entre essas escovações para umas duas vezes na semana!

52_480x200

Preparando-se para a escovação:

 

Escolha um lugar seguro como uma mesa firme, de modo que você fique confortável e seu pet possa se mexer sem perigo de cair. Com uma mão, segure o filhote ao mesmo tempo com firmeza e delicadeza, e com a outra mão escove! O ideal é que esse momento seja só de vocês dois. Se pedir para outra pessoa segurá-lo, seu pet pode sentir medo e se agitar ou tentar fugir. Aliás, tentar fugir eles sempre tentam, o nosso papel como donos carinhosos é mostrar que nada de mal vai acontecer, ir escovando aos poucos, fazer pausas e só retomar a escovação quando ele se acalmar.

Uma dica muito interessante para quem ainda tem seu ShihTzu bebezinho, é deixar a escovação para quando ele já estiver bem cansadinho, depois que já brincou bastante, pois a tendência a ficar quieto e deixar você escová-lo é maior. Se tentar essa tarefa logo que ele desperta, prepare-se para muita agitação, pois ele vai entender a escova, você e o processo todo como uma grande brincadeira e você não vai conseguir penteá-lo.

53_427x320

Como escovar?

 

Comece desmanchando os nós com os dedos e depois passe para a escova (escovas de pino, sem as bolinhas, são as recomendadas), faça com movimentos leves e firmes, não force quando encontrar mais nós, tente sempre primeiro desmanchá-los com as mãos, pois forçar poderá estressar o ShihTzu, e ele pode perder a confiança .

Você pode começar a escovação por onde quiser, o ideal é que essa ordem seja seguida em todas as escovações, assim você também se acostuma e não deixa nenhuma parte de lado. Comece pelas patas e dorso, e deixar bigodes e topete por último, pois exigem mais delicadeza. Bigodes e topete devem estar mais compridinhos para conseguirmos prender, então só quando seu cãozinho estiver mais crescido um pouco. Aí sim, tenha em casa aquelas borrachinhas de dentista (que se usa em aparelhos dentários) pois são as que prendem melhor! A gente deve prender a franjinha e o bigode para evitar que fiquem irritando os olhos ou entrando na boca do nosso pet!

Intercale a escovação com alguns carinhos para que ele entenda que isso fará parte da sua rotina e que não é ruim.

54_427x320

Dicas:

Se você estabelecer uma rotina, um horário que seja o mesmo todos os dias, seu animalzinho ficará mais feliz, pois eles se sentem mais confiantes e já aguardarão pelo momento, assim como aguardam a hora da ração, do passeio!!!

Começando desde cedo, seu cãozinho se acostumará e você terá poucos problemas quando ele for maior. Geralmente após os 8 meses a escovação pode se tornar problemática se essa rotina não foi estabelecida, aí o recomendado é fazer uma tosa mais curta, que remova todos os nós e começar tudo do zero, conforme o pelo for crescendo, comece a treinar seu bichinho. Depois de crescidos, eles são mais difíceis de treinar, mas não é impossível.

Faça hidratação de tempos em tempos (na petshop), pois assim, fica mais fácil de manter os fios e faz com que os pelos embaracem menos.

Ah, um detalhe bem importante, evite escovar a seco. Para facilitar a escovação, você pode preparar uma mistura de condicionador para pets – 1 colherinha de chá em 1 litro de água em um borrifador – e ir borrifando no pelo enquanto escova. Essa mistura dura no máximo uma semana, e como o ShihTzu tem o couro muito sensível, é legal trocar sempre a misturinha para evitar reações.

 

55_320x320

LIMPANDO ORELHAS

Para diminuir o risco de surgirem as famosas otites (inflamações de ouvido), só há um caminho: limpeza regular. O mais aconselhado é que seja feita toda semana. Há produtos específicos para isso. Lembre-se de que uma limpeza malfeita pode ferir o cão. Portanto, informe-se sobre como executá-la ou deixe-a a cargo de quem domina a técnica. Como o ShihTzu tem muitos pêlos dentro dos ouvidos, também é indicado retirar parte deles. Do contrário, sujeira e umidade se acumulam mais facilmente no local, favorecendo o aparecimento das inflamações. Em geral, a remoção desses pêlos não precisa ser feita com muita freqüência: a cada dois meses costuma ser eficiente. Antes de arrancá-los, para que o cão não sinta dor, é necessário amolecê-los, o que, em geral, é feito colocando um pequeno punhado de uma substância em pó, disponível no mercado para essa função. Em seguida, segure o chumaço de fios e puxe-o com firmeza. Na dúvida, também deixe essa missão para quem tem experiência no assunto. Afinal, ninguém quer machucar o próprio mascote e, caso ele se traumatize com a primeira experiência, talvez não seja fácil convencê-lo a se submeter às próximas.

56_428x320

 

CORTANDO AS UNHAS

Como freqüentemente acontece com os ditos cãezinhos de luxo, em geral mantidos boa parte do tempo em ambiente interno e em pisos não ásperos, as unhas do Shihtzu tendem a não se desgastar naturalmente. Nesse caso, será preciso apará-las, cortando-as ou lixando-as – uma vez por mês costuma ser suficiente. Cuidado, no entanto, para não atingir os vasos sanguíneos presentes nas unhas caninas. Se isso ocorrer, há risco de hemorragia e necessidade de estancá-la. Para donos menos ousados, o conselho é deixar a questão para gente do ramo, como veterinários, criadores ou profissionais de banho e tosa.

57_428x320

 

TRATANDO OS OLHOS

Por ter o globo ocular grande, levemente saliente e rodeado por abundante pelagem, os olhos do ShihTzu são naturalmente mais expostos ao contato com agentes externos, a exemplo dos próprios pêlos que os circundam. Isso não só resulta num lacrimejamento mais intenso que o da maioria das raças como também numa particular tendência a inflamações locais. Para minimizar a possibilidade de ocorrerem, mantenha a região livre de pêlos compridos, prendendo-os ou cortando-os, e limpe periodicamente ao redor dos olhos. O ideal é que essa limpeza seja feita, pelo menos, duas vezes por semana. Use algodão embebido em soro fisiológico ou em água filtrada. A boricada, de acordo com alguns especialistas em oftalmologia, quando usada com freqüência, pode inflamar a vista, porque contém boro, substância irritante.

58_427x320

 

ALIMENTAÇÃO

 

POR QUE ALIMENTAR SEU CÃO COM RAÇÃO?

59_422x320

O cão é um animal que tem carências nutricionais diferentes das nossas, por isso sua dieta deve ser direcionada a atender essas necessidades. Quando alimentamos os cães com comida caseira, na grande maioria das vezes (quase sempre), não promovemos uma nutrição adequada. Por mais “sem graça” que possa parecer, a ração é, nesta maioria dos casos, a melhor opção. Por quê?

Podemos dar alguns argumentos favoráveis ao uso de ração ao invés de comida caseira:

1. NECESSIDADES DO CÃO – Por mais variada que seja a comida do cãozinho, não conseguimos oferecer-lhe uma dieta completa e balanceada. Mesmo dando carne, legumes e ovos, ainda assim não conseguimos balancear esta ração; e macarrão, arroz e fubá não são comida de cachorro.

2. A PRATICIDADE – Hoje em dia poucas pessoas têm tempo para fazer seu próprio almoço, muito menos a comida do cachorro. Para comprovar, basta-se observar que as vendas de comida congelada e desidratada têm aumentado de maneira significativa.

3. O CUSTO – Se colocarmos na ponta do lápis a despesa na elaboração de uma dieta para um cão, com: carne, ovos, legumes, complementos vitamínicos e minerais, e o trabalho que teremos adicionando cada ingrediente na medida certa para equilibrá-la. Comparado ao custo diário da alimentação a base de ração. Sem dúvida, a opção mais econômica será a ração (mesmo se esta for uma super-premium importada).

 

O QUE COMPRAR?

 

No Brasil, hoje, temos diversos tipos de ração com qualidades diferentes. Para facilitar o entendimento, vamos classificá-los em três grupos.

a) Rações Populares – São produtos mais baratos que existem no comércio. Normalmente, formuladas com subprodutos de milho, soja, farelo de algodão, etc. Tais ingredientes na ração de uma vaca, ou de um cavalo, seriam de excelente digestão, mas, voltando àquela historinha, nosso amigo é um carnívoro e precisa de proteína de origem animal, pronta a ser assimilada pelo seu organismo.

OBS.: Os vegetarianos de quatro patas têm a capacidade de transformar proteínas e carboidratos de baixa qualidade em “produtos mais nobres”. Os cães e gatos precisam dos produtos nobres já prontos.

b) Rações “Standard” – São produtos de empresas de renome. Por serem produtos de empresas maiores, têm um compromisso maior com a sua qualidade e são formuladas com ingredientes qualitativamente melhores que as rações populares. Contêm farinha de carne e ossos, glútem de milho, gordura animal, etc. Porém ainda não são “ideais” quanto à digestibilidade, porque se alcança o percentual de proteína com ingredientes de menor digestibilidade como a soja ou o glúten. Quanto ao custo, estão numa faixa intermediária de preços.

c) Rações Premium e Super Premium – São produtos de primeira qualidade, em nutrição canina, por isso mais caros. Têm sua formulação baseada em carne de frango, ovelha, peru… Porém, realmente carne, ou resíduos de abatedouro, como digestas de frango por exemplo. Tais ingredientes, de origem animal, têm maior digestibilidade, ou seja, o trato digestivo canino tem menos “trabalho” para metabolizá-los. Esta é outra característica das rações premium, como a digestibilidade é maior, o consumo diário de ração é menor (o que ameniza o preço da ração). Promovem, ainda, uma vida mais saudável. e reduzem o volume das fezes do animal.

Resumindo, quando compramos uma ração para o amigo peludo, devemos estar atentos aos níveis de garantia (percentuais de proteína, gordura, etc. ) e a qualidade dos ingredientes. Por exemplo, uma ração para cachorro deve ter, no mínimo, 18% de proteína. O que é relativo porque carne é fonte de proteína e pena da galinha também. Carne é bem mais digerível que pena. Outro detalhe é o equilíbrio entre percentuais de proteína e gordura. Não é eficiente uma ração com 30% de proteína e 8% de gordura, nem outra com 18% de proteína e 20% de gordura.

60_366x320

AS CURIOSIDADES DA RAÇA SHIH-TZU

•             Você sabia que a parte do pêlo próximo da pele do cão Shih-Tzu nos meses de primavera e verão é mais clara e nos meses de outono e inverno ela fica mais escura?

•             Você sabia que ao contrário do que muitas pessoas pensam, o cachorro Shih-Tzu como qualquer outro cão de pelagem longa solta menos pêlo do que o cão de pêlo curto?

•             Você sabia que o nascimento e a troca da arcada dentária do ShihTzu quase sempre é mais tardia do que se comparada com outra espécie canina?

•             Testes de DNA comprovam que o ShihTzu é uma das raças mais antigas de cães do mundo!

 

Chegou a hora de tosar…

61_480x259

WRAPPING? OU TOSA BEBÊ?

As pessoas sonham em ter cachorros “fullcoat” (com os pelos lisos até embaixo) como na foto.

Mas na verdade, os pêlos dos seus cachorros entram nos olhos, provocam lágrimas e deixam manchas na cor marrom e cheiro ruim. A pergunta é: Como o cachorro na fotonão tem estas manchas?? –

Simplesmente porque o cachorros que vocês vêem é umcachorro dos Breeders, em que os donos só trabalham para eles e em função deles, visando as competições. Escovam o pêlo pelo menos 2x no dia e fazemwrapping todos os dias para não sujar os pêlos e proteger de não quebrar. Assim eles podem participar das competições, é um trabalho duro !!!

Desta maneira, os cachorros como o exemplo da foto ou nas competições, usam fixador para pêlos (tipo spray laquê).

É difícil mantermos em nossos cachorros este visual apresentado na foto.

62_328x320

TOSA BEBÊ

 

A tosa bebê, por outro lado, deixa os cachorros mais higiênicos além de deixar uma aparência mais jovem,tornando-se prática. A tosa bebê evita o acúmulo de manchas provenientes das lágrimas , babas e xixi, além de não precisar escovar todo o tempo (escovar para não ter nó não é facil!!! especialmente na parte das axilas!! ). Sem contar que com a tosa bebê os cachorros ficam mais à vontade com o calor do verão.

O filhote que tem poucos meses não aconselho para tosa de corpo inteiro. Neste caso, recomendo a tosa higienica (pata, barriga, ao redor do ânus, tirar pêlos das orelhas e unhas)

Normalmente os filhotes ficam muito excitados e não tem paciencia para a tosa, tendo um pouco de dificuldade para ficar todo o tempo em pé, sem contar que pessoalmente acho muito bonitinho a forma natural dos pêlos dos filhotes.

63_471x320

Por que a tosa higiênica é importante?

 

TOSAR AO REDOR DO ÂNUS

Mantenha sem pêlos ao redor do ânus para que pequenos pedaços de fezes não fiquem acumulados, ocasionando odor e irritações para o animal.

TOSAR OS PÊLOS DAS PATAS

Para que seu cachorro não escorregue com facilidade, vale a pena realizar o corte dos pêlos entre os dedos das patas. Além disso, é importante que as patas fiquem secas, porque quando os cachorros pisam em xixi, água ou também depois do banho, é facil de ficar com as patas molhadas. As patas molhadas fazem com que esta parte fique mais sensível para o animal, podendo ocasionar inchaços com fungos. Quando isto acontece, o cachorro tende a lamber muito a sua pata, piorando com o tempo.

64_310x320

Problema comuns à raça

A saúde do ShihTzu não costuma exigir muitos cuidados. Mas deve-se Ter cuidados especiais com:

Problemas oculares

Lacrimejamento constante devido à sua estrutura física (olhos grandes e bastante expostos), conjuntivite e úlcera de córnea. Uma das medidas que é bastante utilizada pelos proprietários para evitar que o próprio pelo machuque o cachorro, é prendê-los numa espécie de ‘chuquinha’.

65_240x320

Otites

Principalmente pelo acúmulo de cera facilitado pelo excesso de pelos dentro dos canais auditivos que dificulta a circulação de ar e a limpeza. Para evitar esse problema, deve-se manter os pelos dos ouvidos sempre aparados.

66_427x320

Alergia e dermatites

Para evitá-las seque bem o shihtzu depois do banho com um secador na temperatura morna. Alguns shihtzus apresentam sensibilidade a picada de pulga. Outras alergias se desvolvem devido a uma má alimentação. As vezes é dificil saber a causa da alergia, pois os agentes causadores são inúmeros: produto de limpeza, pó, ou até mesmo algum ingrediente da ração( mesmo sendo ração de boa qualidade). Procure um veterinário se perceber vermelhidão, queda de pêlos, pelagem opaca ou coceira no seu cão.

67_400x320

Displasia coxofemural

Má formação do encaixe entre a bacia e a cabeça do fêmur. Apesar de mais facilmente atingir cães de raças grandes, os ShihTzu sãopredispostos a ela.

Esta doença se caracteriza pela má formação da articulação coxofemural, ou seja, a inserção do membro traseiro na cintura pélvica. Os primeiros sintomas aparecem principalmente por volta dos 4 aos 7 meses de vida, quando o animal afetado começa a mancar e sentir dor quando anda, principalmente nos pisos mais escorregadios. Devido a dificuldade para andar, o cão pode não mexer o membro e o músculo pode atrofiar.Um cachorro que tem displasia coxofemural pode viver uma vida normal, mas não deve ser utilizado para reprodução. Mesmo se um filhote é normal, mas seus pais são doentes, não se deve utilizá-lo para reprodução, pois seus filhos podem ter problemas.

68_241x320

Atrofia progressiva da retina

Descrição: Doença hereditária que leva o cão à cegueira. Em geral, se manifesta quando ele tem a partir de 4 anos de idade.

Sintomas: Primeiro, o cão começa a dar sinais de não enxergar bem à noite, por exemplo colidindo em objetos ou relutando em sair para passear. Depois, passa a não enxergar direito até durante o dia.

Conseqüências: Perda gradual e total da visão.

Prevenção: Submeter o cão a exame clínico que detecta o mal antes que manifeste sintomas. Isso possibilita afastar os portadores da procriação, evitando a disseminação da doença.

Tratamento: não há.

69_289x320

 

Sensibilidade alimentar

Descrição: Mal-estar devido à mudança brusca de alimentação.

Sintomas: Inapetência, diarréia em graus variados, queda de pêlo e seboréia.

Conseqüências: O cão emagrece, fica abatido e com a pelagem opaca.

Prevenção: Não mudar a alimentação do cão ou mudá-la de forma gradual.

Tratamento: Com medicamentos que combatam os sintomas e retomando à alimentação anterior.

70_428x320

SHITZU E OS FAMOSOS


Beyoncé

 71_478x320

Nívea Stelmann e Penélope

 72_146x320

Mirella Santos

 73_237x320

Ivete com Bombom e Isaura

 74_480x192

Dig Dutra e Gaya

 75_427x320

Francine Piaia e Francis

 76_476x320

Katherine Heigl e Maggie

 77_320x320

Lily Allen e Dylan

 78_240x320

Andressa Soares (Mulher Melancia) e Chimylika

 79_480x273

Nicole Richie

 80_167x320

Renata Ceribelli com a Lolita

 81_264x320

Isabella Fiorentino e Ziggy

 82_174x320

ShihTzu é “batizado” em cerimônia luxuosa

Cãozinho vestiu uma túnica de seda e contou com a participação de três padrinhos e três madrinhas

83_427x320

De acordo com jornal Telegraph a cerimônia luxuosa aconteceu em uma igreja anglicana, na Inglaterra, onde o animal chegou trajado com uma túnica feita de seda.

O dono do bichinho, Russell Smith, contou à publicação que fez questão que o pet recebesse uma bênção especial. Para a ocasião o organizador de casamentos contratou um motorista particular e um Jaguar para transportar o animal.

A cerimônia foi acompanhada por 75 convidados, que ao final do evento se dirigiram a um hotel luxuoso onde o batismo foi celebrado com um brinde e champagne. A festa custou pouco mais de mil libras, cerca de 2,74 mil reais, e contou ainda com a presença de um fotógrafo profissional para registrar e eternizar o momento.

Sobre o evento Russell declarou que valeu cada centavo gasto. “Tudo ocorreu em uma linda manhã clara e fria. Eu me emocionei muito”, disse o britânico, que fez questão de escolher um reverendo que também gostasse de animais. “Ele é um grande fã de cachorros. Ele cria cães da raça Collie, tudo foi fantástico”.

E para garantir que Sheridan permaneça nos bons caminhos, seu dono convidou três casais de padrinhos e madrinhas. Além do cãozinho Russell também é dono de Smartie, um ShihTzu de 14 anos que passou toda a cerimônia ao lado do irmão mais novo.

 

Novela

Os noveleiros de plantão certamente se lembram: por vários meses seguidos, um simpático ShihTzu preto e branco teve atuação de destaque na trama global Desejos de Mulher.

84_320x320

REVISTAS

 

88_239x320

87_232x320

86_218x320

85_243x320 89_320x320

TATUAGEM

 90_240x320

PELÚCIA

 91_320x320 92_320x320

CHAVEIRO

 93_213x320 94_320x320

BOLSA

 95_338x320 96_427x320 97_313x320

CAMISETA

 

98_320x320

99_367x320

CANECA

 

102_316x320

100_370x320

LIVROS

 

•             ShihTzu – Origens, Cuidados, Criação, Adestramento e Saúde

Autor: Vieira, Marcio Infante

Editora: Prata

103_226x320

 

•             A New Owner’s Guide to Shih Tzu

104_216x320

Autor: Regelman, Joanne

Editora: TfhPubnsInc

 

•             Guide to Owning a Shih Tzu

105_212x320

Autor: Soy, Teri

Editora: TfhPubnsInc

 

•             Living With a ShihTzu

106_265x320

Autor: Johnson, Josephine; Johnson, Josephine

Editora: Barron’s

 

•             Shih Tzu

107_260x320

Autor: Sucher, Jaime J.; Earle-Briges, Michele

Editora: Barron’s

 

•             The Essential Shih Tzu

108_265x320

Autor: White, Jo Ann ; Harrison, Jeannie ; Harrison, Bane ; Dunbar, Ian ; Howell Book House (COR)

Editora: John Wiley& Sons

 

DIFERENÇAS ENTRE  O SHIH TZU E O LHASA APSO

lhasa e shih tzu (Copy)

 

Shih Tzu

Cabeça :larga, redonda, profusamente peluda, com pêlos caindo sobre os olhos, estes bem separados, boa barba e bigodes. Robusto.Focinho bem largo, curto. Olhos grandes, redondos, escuros, inseridos bem separados,

Orelhas : grandes, com lóbulos longos, portadas caídas, inseridas ligeiramente abaixo da abóbada craniana.

Pelagem: longa, densa não cacheada, com bom subpêlo. Uma leve ondulação é permitida.

Peso e Altura: de 4,500 a 8,100 quilos. O peso ideal de 4,500 a 7,300 quilos. Altura máxima na cernelha, 26,7cm. Tipo e características da raça são da maior importância e não devem ser preteridas pelo tamanho.

Temperamento:Dependente do dono, amigo, escolhe um dono mas faz festa para todos da casa. Super paciente com crianças. Sociável com visitas. Não late quase. Muito Limpo. Inteligente. brincalhão, adora um colo. Grau de destrutividade, não costuma ser muito problemático.Muito Inteligente, costumam ser observadores em tudo, aprendem rápido. Porém em obediência ele é um pouco teimoso, as vezes fingem que não ouvem o dono.
Lhasa Apso

Peso: Não é definido pelo padrão, mas normalmente ficam entre 6 e 7 quilos.

Aparência: Bem balanceado, vigoroso com densa pelagem, alegre e auto-confiante, com temperamento alerta, estável, mas reservado com estranhos.

Pelagem e cor: A pelagem deve ser longa, pesada, lisa, áspera, nem lanosa nem sedosa, com subpêlo moderado. Todas as cores são aceitas: dourado, areia, mel, mesclado escuro, malhado, esfumado, particolor, preto, branco e castanho

Cabeça: Pelagem abundante na cabeça, com queda sobre os olhos. Barba e bigodes bem desenvolvidos. Crânio moderadamente estreito diminuindo atrás dos olhos, não deve ser perfeitamente plano mas também não deve ser abobadado ou em forma de maçã. Focinho reto com stop moderado e trufa preta. Olhos escuros, ovais de tamanho médio.

Orelhas: caídas com pelagem densa.
Temperamento:Mas não espere um cachorro sem personalidade! Por ser um cão bastante independente, o Lhasa pode muitas vezes dominar o dono, caso este não saiba impor limites. Apesar de normalmente não serem agressivos, não costumam ser muito tolerantes com brincadeiras de crianças pequenas e podem, facilmente, morder para se ver livre de mãozinhas indelicadas.Também não são muito afeitos a carinhos de estranhos, sendo geralmente reservados e esnobes com as visitas. Com os donos eles são alegres e palhaços, basta haver uma platéia de plantão que o Lhasa está pronto para fazer gracinhas e ganhar corações.

Corpo e Tamanho: o Lhasa Apso é um cão retangular, o que de certa forma se contradiz com o termo compacto, que pelo glossário do AKC significa “de corpo curto”, na realidade o que se deseja afirmar é que é um cão musculoso (“sólido”) e pesado (nunca um “Toy”) e que as proporções são tais, que sua aparência não dê a impressão de um cão longo.
Quem ainda tem dúvidas ao escolher umas das raças, espero que isso ajude, pois pela aparência são meio parecidos mesmo, porém o temperamento é bem diferente.

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*