Desenvolvimento do Filhotes

Desenvolvimento do Filhotes
Dezembro 8, 2011 AlexKB

FASE NEONATAL

Período que abrange a 1ª e 2ª semana de vida. Os recém-nascidos são totalmente dependentes da mãe. Aquecer, alimentar, limpar e estimular seus sentidos são tarefas que a cadela precisa manter constantemente para garantir a sobrevivência deles.

O sistema nervoso do neonato ainda apresenta-se imaturo, bem como suas habilidades neuromusculares. Todos os comportamentos apresentados nesse período são baseados em reflexos basais (vocalização, rolamento, sucção, etc.). Porém, notamos um desenvolvimento importante dos sistemas nervoso e locomotor. Alguns sentidos como tato, olfato e paladar já são perceptíveis pelos neonatos.

Os recém-nascidos buscam contato físico entre si e com a mãe todo o tempo durante as primeiras semanas de vida, para satisfazer suas necessidades de calor, segurança e tranqüilidade … fundamentais para um desenvolvimento físico e psíquico normais.

A interação com o meio ambiente ainda é muito restrita, similar ao do período fetal. O único recurso que eles possuem para indicar que algo está errado é chorando para chamar a atenção da mãe. Resumidamente, a sua rotina consiste em mamar, dormir, chorar e crescer…

Período que abrange a 3ª semana de vida. Possui essa denominação porque nesse espaço de tempo o filhote adquire importantes habilidades sensoriais como a visão e audição. Conseqüentemente, vivencia muitas novas descobertas.

Apesar das capacidades neuromotoras e dos sentidos ainda não estarem bem desenvolvidos, a percepção de tudo que o cerca se torna mais clara, inclusive a de sua mãe e seus irmãos.

Começa a explorar ativamente o meio onde vive, aumentando progressivamente seu raio de ação.

Consegue sustentar e movimentar bem melhor seu corpo e começa a ter controlesobre sua temperatura corpórea. É capaz de localizar e individualizar um estímulo doloroso e realizar movimentos coordenados para resolvê-lo. Já urina e defeca voluntariamente sem a necessidade do estímulo materno.

FASE DE SOCIALIZAÇÃO

Animais

Período que abrange aproximadamente da 4ª até a 12ª semana de vida. É a etapa mais importante na vida de um cão no aspecto educacional, pois inicia-se a formação de seu temperamento.

A partir dessa idade as ações do filhote já não são basicamente instintivas, mas sim um resultado dos comportamentos herdados pelos pais associados com a aprendizagem.

As influências do meio onde vive, das impressões e estímulos que o circunda servirão como experiências que irão marcá-lo para sempre. A aprendizagem é muito rápida e desempenha papel fundamental em seu temperamento definitivo.

Cuidados importantes nessa etapa permitirão um desenvolvimento harmonioso e saudável do filhote, evitando possíveis problemas de socialização e comportamento.

Coincide com a época em que os filhotes são desmamados e vão para um novo lar, uma nova família. Procuram constantemente novos contatos sociais, aproximando-se de qualquer ser vivo independente das experiências emocionais anteriores. Esse período de maior aproximação ocorre entre a 5ª ~ 7ª semana de vida.

A interação com outros animais deve ser estimulada, pois rapidamente aprendem a reconhecê-los e aceitá-los. A mesma orientação é válida em relação às pessoas, pois quanto maior for a exposição com pessoas de diferentes idades e raças, melhor será sua sociabilidade quando adulto.

Notamos também um desenvolvimento físico e psíquico muito acentuado. Com o amadurecimento dos sentidos e da coordenação motora, a interação entre eles é muito maior e aí começam as brincadeiras: brincam, correm, lutam, mordem, rosnam, carregam coisas, etc.

Associam comportamentos com estímulos e são capazes de aprender lições específicas de modo consistente, sendo um ótimo momento para iniciar o adestramento caseiro. Nessa idade o aprendizado é fácil e a memória se firma rapidamente.

Devemos permitir que eles acumulem o maior número de estímulos e experiências possíveis, pois tudo que vivenciarem e aprenderem nesse período será aceito naturalmente quando adultos.

FASE DE DOMINÂNCIA

Cachorros Correndo

Período que abrange aproximadamente da 13ª até a 16ª semana de vida. A comunicação verbal e corporal é intensa. As brincadeiras tornam-se mais brutas e sofisticadas. Iniciam-se as atividades grupais coordenadas e os filhotes começam a testar todos aqueles que fazem parte de sua matilha para saber quem será o líder.

Certamente ele testará a possibilidade de ser o líder da matilha. A intensidade dessas transformações dependerá do caráter que o filhote desenvolveu junto ao seus irmãos até a fase de desmame.

Se você estiver diante de um filhote dominante, esse processo de definição hierárquica certamente será mais agitada e trabalhosa.

Perigo Cão Feroz

Não permita que ele morda ou puxe suas roupas, sapatos, dedos, etc.Cão mordendo sapato

Não tolere que ele rosne para você.

Ração

Não deixe que ele ignore suas instruções. Não aceite desobediência. Não estimule brincadeiras brutas e violentas, nem tampouco utilize punição física.

Cão brincando

Se o filhote reagir de uma maneira indesejada e inesperada em uma determinada situação, tenha paciência e provoque novamente essa mesma situação várias vezes até ele agir da maneira desejada.

Brinque com ele ensinando comandos simples em troca de recompensas. Atraia ao máximo sua atenção. Prepare e ofereça suas refeições de modo que valorize sua presença … são algumas maneiras sutis de estabelecer uma rápida hierarquia.

Caso você não dê atenção a esses acontecimentos ou não consiga deixar claro que você é o líder da matilha, a sua relação de confiança e amizade com o seu cão nunca será estável e harmoniosa.

FASE JUVENIL

Cão dando a patinha

Período que abrange aproximadamente do 4º mês de vida até a sua maturidade sexual (6º ~ 18º mês). Essa é a fase mais ativa de exploração ambiental,onde o animal demonstra independência e autoconfiança muito similar de um cão adulto.

As características básicas de sua personalidade já estarão estabelecidas,mas é muito provável que ele ainda teste de vez em quando os membros de sua “família-matilha” com pequenas rebeldias para saber se continuará submisso perante cada um.

É fundamental manter as atenções com adestramento (familiar ou profissional), de uma maneira firme e consistente para reforçar todos os valores incorporados até o momento. Reafirme as posições hierárquicas. Você sempre será o líder e deixará isso bem claro para ele!

O planeta dos filhotes se preocupa com cada uma dessas fases, indicando ao proprietário os cuidados essenciais pra que o filhote tenha os cuidados básicos de desenvolvimento.

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*